Loading...
MG News

Let It Be… Naked na ITunes Store

08/04/2013

Let it be... naked

Nessa semama a iTunes Store – maior loja de música online – colocou no seu catálogo o disco Let It Be… Naked. E por isso muito se falou do disco de 1969 dos Beatles.

No começo de 1969 os Beatles decidiram que iriam fazer um disco menos pirofágico, mais banda, mais 1962. A idéia seria parar com os truques de estúdio e voltar as músicas da banda. Por isso também o nome do disco, “deixe estar“, algo mais limpo.

Então entraram em estúdio para ensaiar um repertório e depois lançar um disco. Foram registrados os 30 dias de ensaio, todas as brigas, todas as pausas, todos os solos. Esse registro – ainda não lançado oficialmente – ficou conhecido como GET BACK SESSIONS.

Depois desses 30 dias, os Beatles queriam fazer um show para “lançar“ essas músicas. Daí surgiu o Rooftop Concert, no telhado da gravadora deles. Cogitaram fazer o show em Pompeii (anos antes do Floyd), mas simplesmente subiram no telhado e tocaram.

Esse disco – Let It Be – demorava tanto para ser lançado que eles simplesmente gravaram outro disco, também com menos truques de estúdio, e lançaram em 1969, o Abbey Road. Dava para ver que a criatividade dos Beatles para nomes de discos estava bem baixa.

Abbey Road é o primeiro disco dos Beatles realmente MULTITRACK. É o único disco gravado em 16 canais.

Com o material gravado (mas não lançado) da GET BACK SESSIONS, os Beatles entregaram as másters para Phill Spector, pela primeira vez um disco não sendo mixado por George Martin.

Phill Spector resolveu colocar orquestrações e corais nas faixas, claramente nítido em The Long… e também em Let It Be.

O resultado é que os Beatles nunca gostaram do “Wall Of Sound”,  e alguns poucos anos atrás entregaram todo o material novamente para George Martin, que re-mixou todo o disco, sem a orchestração, sem os corais, lançando OFICIALMENTE o Let It Be… Naked.

Let It Be… Naked é simplesmente o Let It Be mixado por George Martin – aquele que mixou TODOS os outros discos dos Beatles.

É uma boa sensação ouvir as guitarras mais claramente, os backing vocals, os solos.

Enjoy it.

Share

Leave a Comment